5 Dicas para Jogar Futebol em Gramado Sintético

Futebol em Gramado Sintético

Passeando por qualquer cidade, é cada vez mais comum avistar quadras de gramado sintético. Atualmente, até mesmo tradicionais campos de terra batida da várzea vêm sendo substituídos gradualmente pela grama artificial.

São cerca de 9 milhões de jogadores de futebol em gramado sintético, apenas no Brasil. O país já conta com federações em todos os estados, além de aproximadamente 150 ligas.

Ainda que seja, basicamente, o mesmo esporte, jogar futebol em gramado sintético tem as suas particularidades. Somente depois de algumas partidas costuma-se notar essas especificidades.

Por isso a Sportlink separou as principais dicas e recomendações para a prática. Confira:

1 – Adquira Chuteiras Próprias para o Futebol em Gramado Sintético

Essa dica é tão primordial, que costuma até ser regra escrita em muitas quadras espalhadas por aí. Isso porque as chuteiras tradicionais, de grama natural, possuem travas grandes, que não entram totalmente no gramado artificial.

Além de inútil, chuteiras tradicionais proporcionam mais lesões e lesões mais graves. As travas altas perfuram facilmente a pele, por exemplo. Já as chuteiras para futebol society dão maior estabilidade aos jogadores, mais equilíbrio e machucam menos quando os pisões acontecem.

2 – Situe-se no Campo

As medidas das quadras de futebol society — maioria em que é praticado o futebol em gramado sintético — são menores que as de futebol profissional. Prova disso é a quantidade de jogadores reduzida: de 11 para 7 por time.

E para se acostumar ao campo menor, leva-se um tempo. Por isso é importante sempre estar atento às movimentações dos companheiros de time e adversários. Assim será mais difícil deixar “buracos” na composição e esquecer rivais desmarcados.

3 – Chute, toque e acostume-se com a Bola

Cada vez mais a grama artificial entra no mundo do futebol profissional. Clubes de 1ª linha no Brasil e no mundo vêm misturando-a ao gramado natural, visando uma dinâmica diferente com a bola.

Isso porque a bola corre com maior velocidade sobre a grama sintética. Além de quicar mais, subindo mais alto do que quando quica na grama natural. Quem não está acostumado perde muitos lances devido à diferença.

Para não passar por isso, aproveite aquele tempo antes do jogo iniciar e teste a bola. Chute de perto, de longe, faça passes, corra com a bola no pé. Acostume-se!

4 – Compre uma Bola Correta

Essa muita gente desconhece. Nem todo mundo sabe que o futebol em gramado sintético deve ser praticado com um tipo de bola específico. As pelotas do society possuem circunferência e peso próprios para o terreno artificial: entre 66cm e 69cm e entre 420g e 450g.

Fale com a Sportlink

A Sportlink é especializada na fabricação, manutenção e consultoria em projetos com grama sintética, sendo reconhecida pelo desempenho e qualidade de sua grama artificial para o segmento esportivo e recreativo.

Referência no mercado, está pronta para atender diversas demandas relacionadas a grama artificial. Entre em contato e solicite um orçamento.

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

ENTRE-EM-CONTATO-SPORTLINK

5 Dicas para Jogar Futebol em Gramado Sintético