Como a prática de esportes pode diminuir o sedentarismo?

O sedentarismo não é uma doença atual, porém tem feito cada vez mais vítimas conforme o passar dos anos e as mudanças de hábitos cotidianos da população. Ele pode ser evitado com práticas de atividades físicas ou esportes, trazendo benefícios físicos e mentais para o praticante.

Como a prática de esportes pode diminuir o sedentarismo

O que é sedentarismo?

Uma pessoa é considerada sedentária quando não pratica nenhum tipo de exercício físico com frequência. Podendo ocasionar diversos problemas musculares como hipertrofia e perda de flexibilidade dos músculos. Além de abrir caminho para problemas de saúde como diabetes, hipertensão, obesidade, aumento de colesterol e possibilidade de infarto.

Dados do Governo Estadual apontam que mais de 45,9% da população brasileira é sedentária e não pratica nenhum esporte ou atividade física no seu dia a dia. O estudo foi feito de junto com o IBGE. Nesses números, 50,4% são mulheres.

A faixa etária com mais sedentários é a de 65 a 74 anos, representando mais de 64% da população da terceira idade, porém, o número de adolescentes e adultos que deixaram de praticar algum esporte é alto, somando mais de 40% nas idades entre 25 a 34 anos.

Mais de 80% dos entrevistados sabiam dos riscos que o sedentarismo pode trazer e alegaram não ter tempo para a prática de exercícios físicos, a falta de interesse em esportes e a falta de condições monetárias para a prática de atividades, porém na maioria das respostas, os entrevistados não estão interessados em praticar exercícios físicos ou cuidar de sua saúde.

O estudo também mostra que a maior faixa etária de abandono dos esportes é entre 16 e 24 anos, idades equivalentes ao período de vestibular, faculdade e início da vida adulta. Sendo que 69% dos entrevistados nessa faixa de idade preferiram dar prioridade à outros assuntos que ao esporte.

O primeiro contato com atividades físicas foi, em sua maioria, através da escola e com a orientação de professores.

Como a prática de esportes pode diminuir o sedentarismo?

Seja através de atividades físicas de pouco impacto ou de alta intensidade, a prática de esportes melhora a qualidade de vida, desempenho físico, relaxa o corpo, renova células do corpo, ajuda a fazer amizades e fortalecer laços já existentes.

É recomendado à pessoa que deseja sair do sedentarismo começar com atitudes diárias, como utilizar as escadas normais ao invés de elevadores ou escadas rolantes. Caso utilize o transporte público, tente descer um ponto antes do que está habituado e caminhe até sua casa ou trabalho, melhore sua alimentação colocando mais frutas na mesa e menos carboidratos.

Atividades físicas para fugir do sedentarismo

Todas atividades físicas são benéficas ao organismo e, acompanhadas de uma alimentação saudável,podem fazer com que você se esquive da doença do século. Considere fazer alguma das atividades a seguir para manter um bom relacionamento com o seu corpo.

É importante fazer um acompanhamento médico para não ter problemas com a prática errada ou excessiva de esportes e evitar lesões. Procure sempre fazer exercícios com a roupa e calçado adequados para evitar grandes impactos.

Como a prática de esportes pode diminuir o sedentarismo?
Tagged on: