DÚVIDAS
POR QUE É NECESSÁRIO REALIZAR MANUTENÇÃO EM QUADRAS/CAMPOS DE GRAMA SINTÉTICA?

A manutenção das quadras de grama sintética é fundamental para maximizar o aproveitamento do campo e otimizar a experiência dos usuários.

A manutenção contribui para:

- preservar as condições originais de jogo;
- aproveitamento da vida útil da quadra;
- eliminar os riscos de lesões e contraturas em jogadores;
- proporcionar o máximo desempenho dos atletas.

QUAIS SÃO AS AÇÕES NECESSÁRIAS PARA A MANUTENÇÃO DE QUADRAS/CAMPOS DE GRAMA SINTÉTICA?

As ações podem ser divididas em a. Ações Frequentes e b. Ações de Média Frequência.

a. Ações Frequentes (uma ou mais vezes por semana):

- Escovação da superfície com a utilização de uma vassoura com a finalidade de:

• Levantar as fibras deitadas ou escondidas embaixo do preenchimento;
• Prevenir o endurecimento das fibras;
• Limpar a superfície de eventuais detritos;
• Redistribuir de forma homogênea o preenchimento em toda a superfície de jogo, movimentando o material de preenchimento e eventualmente desentupindo os furos de drenagem.

* A escovação deve ser efetuada em toda a superfície no sentido da inclinação natural dos pelos e também no sentido contrário, especialmente nas áreas de máximo jogo (pequenas áreas e faixa central da quadra). Esta atividade, dependendo da intensidade de utilização da quadra, pode ser efetuada 2 ou 3 vezes por semana.

- Medição, por meio de régua, do nível de preenchimento em vários pontos da quadra. Se o nível for abaixo do indicado na maioria dos pontos testados, é aconselhável adicionar mais material de preenchimento e voltar ao ponto 1.

b. Ações de Média Frequência (uma ou mais vezes por mês):

- Controle das emendas entre as mantas da grama e próximas as linhas de demarcação;
- Remoção manual dos agentes contaminantes como folhas, sementes e outros materiais orgânicos;
- Inspeção dos dutos laterais de drenagem;
- Identificação de eventuais problemas de desnível na sub-base. Sendo essa uma superfície não totalmente estável, podem acontecer movimentações devido às atividades de jogo, criando deformações/valas. Nestes locais, as mantas devem ser retiradas e a sub-base reparada, preenchendo-se com material específico (contatar a empresa instaladora).

OUTRAS INDICAÇÕES IMPORTANTES

É necessário criar algumas regras como:

- Proibir fumo dentro ou próximo as quadras/campos de grama sintética
- Proibir a entrada com alimentos e chiclete (chiclete grudado na grama pode ser removido com gelo seco - CO2)

* Expor em local visível um anúncio com estas proibições.

COMO ESCOLHER A GRAMA SINTÉTICA IDEAL PARA MEU PROJETO?

Antes de comprar, é importante que um especialista entenda suas demandas para indicar a grama esportiva ideal para seu espaço. Muitas vezes, um centro esportivo pode ter mais de uma modalidade, como futebol society, tênis, hóquei ou rúgbi, e cada uma delas têm suas especificações para o gramado. Nesse sentido, optar por empresas que contem com consultoria especializada para projetos esportivos pode agilizar significativamente todo o processo.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE DEVO TER COM A GRAMA SINTÉTICA ESPORTIVA?

Comparada à grama natural, o piso sintético demanda uma mão de obra consideravelmente menor – o que pode ser um fator decisivo para a aplicação desse tipo de material. No entanto, alguns cuidados são indispensáveis para manter gramado sempre bonito e com aspecto vistoso, como a limpeza periódica de folhas ou sujidades entre as fibras (um soprador de folhas pode ajudar, além de água corrente e detergentes neutros). Não utilize solventes, que podem deteriorar as fibras. A escovação periódica também é necessária, já que as fibras tendem a deitar após muito uso.

COMO A GRAMA SINTÉTICA ESPORTIVA É INSTALADA?

Antes da grama sintética ser instalada, é necessário preparar o terreno onde ela será fixada. Devem ser removidos da superfície pedriscos, galhos, plantas e outras sujidades. Posteriormente, e caso seja necessário, o solo deve ser compactado com o auxílio do rolo compressor, o que deixará a superfície plana e pronta para receber a grama artificial. Após a limpeza e compactação, será aplicada uma manta de drenagem, que absorverá a água da chuva e evitará o crescimento de ervas daninhas no gramado. Finalmente, a grama é aplicada e será desenrolada sobre a manta e o acabamento será realizado.

ONDE POSSO COMPRAR GRAMA SINTÉTICA PARA MEU PROJETO?

É imprescindível escolher uma empresa especializada na instalação de grama sintética esportiva e que domine as técnicas necessárias para a aplicação. Além disso, certifique-se em relação à qualidade do material que a empresa disponibiliza, os projetos já realizados, as garantias que oferece e se realiza serviços de manutenção e limpeza no gramado. Não escolha o produto utilizando apenas o preço como critério e lembre-se: o barato muitas vezes pode sair bem caro posteriormente.

POR QUE OPTAR PELA SPORTLINK?

A Sportlink é uma empresa altamente especializada na produção e aplicação de projetos com grama sintética. É reconhecida no mercado pela qualidade dos produtos que disponibiliza, desenvolvendo diversas tecnologias voltadas ao aprimoramento e melhoria de performance. Além disso, a Sportlink conta com distribuidores em todo Brasil e América do Sul especializados em projetos esportivos, executando consultoria completa para implementação de sua área esportiva.