Os 5 esportes que os Brasileiros mais gostam

A prática de esportes traz benefícios físicos e mentais para os seus praticantes, além de unir pessoas com o objetivo de torcer por seus ídolos.

Seja para melhorar a autoestima, a condição física ou tirar o corpo da sedentariedade, a prática de esportes é milenar e comprovadamente eficaz para a saúde. Conheça os 5 esportes que os Brasileiros mais gostam de praticar e assistir!

esporte brasileiro

Basquete

Engana-se quem pensa que este é um esporte exclusivamente americano. Apesar do favoritismo, muitos brasileiros jogam em times que competem no NBA, mostrando que o Brasil também têm potencial de formar ótimos atletas.

O basquete brasileiro ficou mais conhecido pelas mãos de Oscar Schmidt que em 1987 conseguiu derrotar a equipe norte americana, vencendo os jogos Pan-Americanos, além disso, o atleta possui um recorde mundial de basquetebol, fazendo 49737 pontos.

Já no basquete feminino, um nome muito conhecido é o de Hortência Marcari, maior pontuadora da história da seleção brasileira, com inúmeras vitórias e conquistas ao longo de sua carreira.

Futebol

É impossível falar dos esportes favoritos dos brasileiros e esquecer do futebol, a paixão nacional de diversas gerações. Com inúmeros nomes, o futebol une os telespectadores nas mais adversas situações para torcer, acompanhar e ajudar os times.

Diversos jogadores brasileiros começaram carreira no Brasil e foram convidados a participar de times estrangeiros, entre eles podemos citar Neymar, Ronaldo o Fenômeno, Kaká, Robinho e mais uma imensa lista de ídolos brasileiros.

O Brasil é uma das seleções mais bem sucedidas da Copa do Mundo, com 5 títulos garantidos. Também conquistou diversas Copas das Américas, Copas das Federações e Olimpíadas.

Pode ser praticado em campos de gramado sintético ou natural, e possui sua versão indoor, chamada de futsal. É recomendado o uso de chuteiras especiais para cada tipo de piso, garantindo aderência e boa performance no campo. Além disso, é recomendado o uso de caneleiras especiais para garantir a segurança e proteção dos jogadores.

Natação

Com oito recordistas que já subiram ao pódio, a natação têm feito grandes atletas brasileiros desde 1952. Além de ser um esporte completo, que ajuda a manter a forma física e melhor o funcionamento dos pulmões, a natação é um teste de resistência e antes de competir com outros nadadores, o atleta compete consigo mesmo.

Falar de natação é lembrar de Cesar Cielo e sua emocionante vitória nas Olimpíadas de 2008, completando 50 metros livres em Pequim, além desta conquista, o atleta coleciona recordes mundiais no nado livre, medley e revezamento.

Tênis

Entre os nomes que mais se destacam no tênis brasileiro, podemos citar Gustavo Kuerten, bicampeão de Roland Garros, foi considerado o melhor tenista do mundo em 2000, quando derrotou tenistas extremamente talentosos como Andre Agassi e Pete Sampras.

A prática de tênis pode ser feita em campos de terra ou gramado sintético, cada uma delas possui suas peculiaridades e dificuldades de jogo.

É importante que o tenista utilize um calçado específico para ajudar na aderência com o campo, fazendo com que ele não derrape e consiga a velocidade necessária para alcançar as bolas.

Vôlei

Além de uma extensa coleção de bons jogadores e inúmeros títulos, os times de vôlei brasileiro possuem um dos treinadores mais conhecidos do Brasil.

Bernardinho é um ex-jogador e ex-treinador do time masculino e feminino de vôlei brasileiro que mais possui vitórias e conquistas em Copas do Mundo, Olimpíadas, Ligas Mundiais, Copa dos Campeões e muitas outras.

O Vôlei de quadra possui nomes famosos como Giba, Serginho, Bruno, Dante, Fernanda Garay e muitos outros jogadores de vôlei campeões de diversas competições.

Os nomes mais famosos do Vôlei de Praia brasileiro são Emmanuel, Alisson e Pedro Cunha. Também dignos de várias trazer medalhas para o Brasil diversas vezes.

Os 5 esportes que os Brasileiros mais gostam