Conheça os Benefícios do Gramado Sintético para Diferentes Modalidades

Boa pedida para qualquer modalidade

Ainda que 19 dos 20 campos de futebol profissional usados pelos clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro sejam de grama natural — contra apenas a Arena da Baixada, em Curitiba, que utiliza o piso sintético –, o gramado sintético tem se consolidado como uma das melhores opções para a prática de esportes. Desde o baixo custo de sua manutenção até a melhora na performance dos atletas, uma série de benefícios vem sendo apontada em defesa da opção pelo sintético.

Uma durabilidade extremamente superior, uma maior resistência às mudanças climáticas, o baixo valor de instalação e pouca necessidade de reparo já fazem o custo-benefício da grama sintética valer mais a pena se comparado ao da grama natural. A favor, ainda há o baixo impacto ecológico e sua fácil adaptação às condições de solo. Isso porque a grama sintética dispensa o uso de fertilizantes, uma exposição rigorosa ao sol e o irrigamento constante.

A Grama Sintética no Futebol Americano

Desde o final dos anos 60, por exemplo, a Liga Nacional de futebol americano dos Estados Unidos padronizou o uso de gramados sintéticos em seus estádios. A medida, em vigor há mais de meio século num esporte de grande sucesso competitivo e comercial, também foi importante devido ao período do ano em que os jogos acontecem: o inverno do hemisfério norte. Não raramente as pelejas de bola oval se dão sob condições climáticas de adversidade, como a neve e o frio rigoroso — cenários capazes de prejudicar permanentemente a grama natural.

Outro fator que faz a diferença nos gramados dos Estados Unidos é a facilidade de customização do sintético. Todo campo de futebol americano apresenta desenhos multicoloridos pelas extremidades, são os escudos e logotipos das equipes — além da marcação das jardas ao longo do seu comprimento. Tal costume cai como luva para a grama sintética, sem danificá-la.

Num período em que as chamadas “arenas multiuso” se proliferam em substituição aos estádios mais clássicos, aqui e no exterior, a opção se faz ainda mais pertinente. Essas arenas têm se tornado palco usual de shows musicais, eventos diversos e mesmo cultos ou festas para multidões. Quantas partidas já não foram prejudicadas por conta do estado danificado do gramado natural quando usado previamente para outras finalidades?

Fim da Resistência

Durante muitos anos houve uma forte resistência por parte dos mais tradicionais contra o uso da grama sintética para práticas esportivas. Diversos argumentos já foram usados em prol dessa tática, como o fato de as bolas saltarem de maneira diferente quando comparado ao gramado natural, ou mesmo um suposto alto número de contusões ligado a quedas no sintético.

Para refutar essa tese ligada às lesões, um grupo de cientistas suecos conseguiu provar que, na realidade, o gramado sintético apresenta rigorosamente o mesmo número de atletas machucados no gramado natural.

A Velocidade da Bola na Grama Sintética

Enquanto os clubes brasileiros de futebol vão gradualmente se adaptando e instalando campos sintéticos em seus centros de treinamento, um dos times mais emblemáticos do futebol arte adotou o modelo para todas as suas categorias de base. O Ajax, da Holanda, berço do carrossel holandês e do chamado “futebol total” nos anos 70, obriga todos os seus jovens a se desenvolverem na grama sintética.

Isso porque a bola, assim como sobre a grama natural quando bem molhada, corre com maior velocidade no sintético. Tal fator faz com que jogadores e atletas tenham de acelerar o seu raciocínio e se adaptar a um jogo mais fluído, o que ajuda no jogo bonito. Com a superfície regular do campo sintético, sem acúmulo de terra ou buracos, a bola fica mais rápida, e os jogadores conseguem correr por mais tempo.

Não perca tempo e adquira você também a Grama Sintética, independente da modalidade escolhida.

A Sportlink é especializada na fabricação, manutenção e consultoria em projetos com grama sintética, sendo reconhecida pelo desempenho e qualidade de sua grama artificial para o segmento esportivo, paisagístico e recreativo. Referência no mercado, está pronta para atender diversas demandas relacionadas a grama artificial.

Entre em contato e solicite um orçamento!

ENTRE-EM-CONTATO-SPORTLINK

Conheça os Benefícios do Gramado Sintético para Diferentes Modalidades