A crescente necessidade de campos que acomodam várias equipes e atividades e o alto custo de manutenção de um campo de grama natural levaram um número cada vez maior de estádios a recorrer à grama sintética.
Afinal, a grama natural não se mantém resistente e em boas condições se for usada mais de três a quatro dias por semana.
Além disso, as condições climáticas alteram a aparência da grama natural, piorando ainda mais com o recebimento de shows e eventos – que desgastam o piso.
Com o uso de grama sintética, os estádios de futebol ganharam muitas vantagens, que você vai conhecer neste post da Sportlink.
Estádios importantes do futebol mundial
O Centro de Treinamento do Boca Junior e o campo do River Plate, maiores clubes argentinos, já foram remodelados com grama sintética.
Em São Paulo, por exemplo, o Allianz Park, estádio do Palmeiras, se rendeu à grama sintética e, a partir de fevereiro de 2020, também contará com essa tecnologia no seu moderno campo de jogo.
O Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR também usa o gramado artificial, inflando ainda o grupo de clubes que apostam no gramado sintético e nos benefícios que ele proporciona.
Veja algumas das vantagens oferecidas pela grama sintética:
Economia de água
A grama sintética tem um impacto positivo e mensurável no meio ambiente. Enquanto um campo típico de esportes com grama natural requer milhões de litros de água por ano para irrigação, o campo sintético dispensa o uso da água, pois não precisa do sistema de irrigação.
Uso reduzido de pesticida
A grama sintética elimina a necessidade de pesticidas e fertilizantes prejudiciais, já que o revestimento é feito em material sintético: a base é produzida em filamentos de fibra de poliéster.
Já as lâminas da grama são geralmente fabricadas em nylon ou polipropileno.
Mais versatilidade
A grama sintética é usada atualmente tanto em ambientes esportivos quanto em espaços de lazer e também na decoração de ambientes.
O revestimento é uma opção em todos os casos por conta da beleza, da alta qualidade e do conforto térmico que oferece.
Resistência
A grama sintética é muito mais durável que a grama natural. Isso porque a grama natural não deve ser usada mais de 20 a 24 horas por semana – ou 680 a 816 horas por ano.
Por outro lado, o gramado sintético pode ser utilizado em torno de 3.000 horas por ano, sem necessidade de descanso.
Retorno do investimento
A grama sintética tem demonstrado ser um investimento altamente econômico para os donos de estádios e clubes.
Um campo de grama sintética se paga entre 2 a 3 anos. O custo de instalação e manutenção de um campo de grama sintética por um período de 20 anos (incluindo um campo de reposição) é 3 vezes mais barato por evento do que o custo de um campo de grama natural.
Com todas essas vantagens, vale a pena investir na instalação de um gramado sintético de qualidade em estádios e clubes esportivos.
A Sportlink é pioneira na fabricação desse tipo de revestimento, inovando em nossos produtos a cada ano para oferecer grama sintética de alta tecnologia para campos de futebol, society, hockey e rugby e quadras de tênis.
Conheça nossos produtos e confira a qualidade da grama sintética da Sportlink!