A tecnologia de produção da grama sintética para futebol faz com que o material ganhe mais espaços nos campos esportivos pelo país.
Além da resistência, alta durabilidade, facilidade de manutenção e baixo custo, a grama sintética proporciona conforto e melhora o desempenho dos atletas.
Ao trocar o gramado natural pelo de gramado sintético, muitos questionam como funciona a marcação do campo de grama sintética.
Por isso, a Sportlink produziu este artigo, explicando cada detalhe da demarcação de um campo de futebol com grama sintética. Acompanhe!
Cada linha do gramado tem um significado!
As linhas brancas do gramado, chamadas de demarcações, ajudam jogadores, árbitros e espectadores a entenderem determinadas cobranças como pênaltis, escanteios e reposições de bola.
Então, para facilitar esse entendimento também no campo society, veja as diferenças de cada demarcação:
Linha que divide o campo (meio-campo)
A linha de meio-campo serve, basicamente, para estabelecer a área de domínio de cada time.
Então, cada vez que uma equipe avança em direção ao campo oposto, ele está em linha de ataque.
Do mesmo modo, toda vez que recua, está em seu campo de defesa.
Círculo central
O círculo central serve para delimitar o espaço que os jogadores da equipe adversária tevem respeitar para ser iniciada ou reiniciada a partida.
Linha lateral do campo
Todo o campo é delimitado por linhas laterais, que indicam o espaço onde a partida deve ocorrer.
Assim, toda vez que a bola sai dessas linhas, a reposição de bola deve ser feita pelo ponto lateral onde ela saiu do campo.
É importante lembrar que a reposição ocorre pela equipe cujos jogadores não deram o último toque na bola antes de ela sair de campo. Em suma, a cobrança lateral reinicia o jogo e deve ser realizado pelo jogador com as mãos, lançando a bola por cima da cabeça.
Linha de fundo
Se a bola saiu pela linha de fundo, que fica atrás do gol, então o jogador deve realizar a cobrança de escanteio.
Mais uma vez, a cobrança é realizada pela equipe oposta a que tocou na bola pela última vez antes da saída do objeto de campo.
Grande área
Essa demarcação é importante para o goleiro, já que indica a área onde o jogador pode fazer as defesas com as mãos.
Além disso, qualquer falta que ocorrer dentro da grande área pode estar sujeita à penalidade máximo, o pênalti.
Pequena área
A pequena área fica dentro da grande área e indica até que ponto o goleiro pode realizar a cobrança do tiro de meta pelo goleiro.
Depois que a bola ultrapassa essa linha, os demais atletas, podem atacar e até mesmo tomar a bola do goleiro para fazer o gol.
Tiro penal
Esta é a marcação indicativa de onde o jogador deve posicionar a bola durante a cobrança do pênalti.
O tiro penal é demarcado a uma distância estabelecida da entrada do gol.
Meia lua
A meia lua da grande área é a metade de um círculo, servindo para que os jogadores fiquem atrás da linha enquanto a cobrança de pênalti é feita.
Agora que você já conhece as demarcações, entenda também porque o gramado sintético da Sportlink é o melhor do mercado acessando o nosso site!