Para quem não entende de Futebol Americano e muito menos de Rugby a única diferença é que em um jogo de Rugby se usa bem menos proteção contra as lesões e pode ser mais perigoso, mas para olhos mais atentos é possível ver que existem outras diferenças que fazem com que os apaixonados por ambos os esportes encham os campos e torçam por seus times favoritos.
Tanto Rugby quanto Futebol Americano são práticas esportivas pouco conhecidas no Brasil, mas que fazem muito sucesso principalmente nos Estados Unidos.
São esportes que dependem muito da força física de seus atletas e não apenas de suas habilidades, pois é preciso usar o corpo de encontro ao adversário para abrir passagem e conquistar pontos.
Regras que definem cada jogo
O jogo de futebol americano é composto por 11 jogadores que participam de uma partida que é dividida por quatro períodos de 15 minutos cada tendo um total de 60 minutos, mas como o cronômetro é parado a todo instante em que a bola não está em jogo pode levar bem mais tempo que os 60 minutos determinados.
O cronômetro é parado em situações onde a bola sai pela linha lateral, em momentos de falta contra o adversário, quando uma das equipes marca ponto ou quando uma bola é lançada e não é agarrada por nenhum dos jogadores.
A partida é iniciada com um Kick off de 35 jardas, ou seja, uma equipe chuta a bola em direção ao campo adversário e isso pode ocorrer não apenas no início do jogo, mas também quando se inicia um novo tempo e quando uma das equipes marca ponto.
O campo de Futebol Americano tem de comprimento 120 jardas (aproximadamente 109 metros) e 53,3 jardas de largura (quase 49 metros). O campo é dividido por linhas de 10 em 10 jardas ao longo do seu comprimento.
O Endzone, é o lugar onde os jogadores marcam os Touchdowns (pontos) fica no final das jardas do time adversário e geralmente é de outra cor para ser fácil de identificar pelos jogadores durante jogo.
São itens obrigatórios para a partida de Futebol Americano:
- Luva
- Capacete
- Protetores
- Bola
- Calça e Camiseta
- Chuteira
No Rugby em cada time são 15 jogadores que utilizam apenas camiseta, bermuda e chuteiras.
São dois tempos de 45 minutos, assim como no futebol que estamos acostumados no Brasil onde o objetivo é fazer o maior número de pontos (gols).
O campo consiste em uma área de 144 metros de comprimento por 70 metros de largura e a sua superfície deve ser de grama, areia, barro, grama sintética e em casos especiais até na neve.
É permitido derrubar o jogador que está segurando a bola, só é permitido passar a bola de mão em mão desde que a bola seja passada para o jogador que estiver atrás e chutes só são permitidos para passar a bola para a frente, ou seja, bem diferente da metodologia do Futebol Americano.
Ambos os esportes podem ser jogados em campos de grama sintética e devido a força com que os jogadores se projetam ao chão é até ideal que os campos sejam artificiais para evitar que a constante manutenção no campo atrapalhe o calendário de jogos.
Campo de Grama Sintética para a prática de esportes
Confie na Sportlink para equipar o seu campo de Futebol Americano ou de Rugby.
Uma empresa presente em mais de 12 países e com mais de 24 anos de experiência em gramados sintéticos para todos os tipos de esporte.