[:pb]
Engana-se quem pensa que a grama artificial é um produto indicado apenas para campos de futebol, embora esse uso tenha disseminado a aplicação desse tipo de piso em projetos de paisagismo e arquitetura.
Os campos futebolísticos, de fato, provaram que a grama artificial pode apresentar uma série de vantagens em relação à grama natural, especialmente por conta da pouca demanda com manutenção e alta durabilidade – o que permite um fluxo de uso intenso sem que o material deforme.
Confira abaixo diversos tipos de ambiente – além de arenas e campos de futebol – em que o uso de grama artificial é indicado.
– Projetos de ambientação interna
A grama sintética, por ser um produto que não apresenta demanda por sol e irrigação, é ideal para utilização em áreas internas em que esses recursos não estão disponíveis, como saguões de hotéis e hospitais, piscinas internas, campos de golfe indoor, entre outros usos. Além disso, também não necessitam de inseticidas ou herbicidas para conter pragas, o que faz da grama artificial um produto saudável para o contato humano e animal em ambientes fechados.
– Grama artificial em playgrounds
Crianças precisam de um ambiente seguro e higiênico para brincar. Nesse caso, a grama sintética é uma opção a ser considerada por conta de sua estrutura relativamente macia – o que garante o relativo amortecimento em caso de quedas e evita o esfolamento da pele em escorregões. Além disso, a matéria-prima da grama apresenta compostos antibacterianos e antifúngicos, evitando a proliferação de microrganismos. Para manter a limpeza da grama, basta realizar lavagens eventuais apenas com água.
– Áreas destinadas a animais
Os ativos antibacterianos da grama artificial também tornam o ambiente ideal para os pets, ainda que os bichinhos evacuem ou urinem no piso. Nesse caso, bastam lavagens constantes com água para que a superfície esteja sempre limpa.
– Jardins e outros ambientes externos
Mesmo que o ambiente permita o cultivo de grama natural, como as áreas externas, alguns projetos privilegiam o uso da grama artificial por conta da facilidade de instalação e manutenção, a durabilidade do material e pela estabilidade da grama, que se mantém íntegra e verde em qualquer estação no ano e não sofre com as ações de chuvas, geadas e outras intempéries.